Boletim - Menos Poluição, mais saúde

DEIXE O CARRO NA GARAGEM

A cada quilômetro rodado, um automóvel lança no ar 430 gramas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa, e dois gramas de monóxido de carbono (CO), gás que reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Ao evitar rodar 20 km por semana, é possível deixar de emitir por ano cerca de 440 kg de dióxido de carbono na atmosfera. A poluição do ar, que tem os carros como principais responsáveis, provoca a morte de 3 milhões de pessoas por ano no mundo.

GASTE MENOS COMBUSTÍVEL

Os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades. Portanto, quanto menos combustível for consumido, menos poluente serão emitidos, amenizando o impacto do uso do carro tanto na saúde das pessoas quanto no ambiente. Como economizar:

- Faça sempre a manutenção geral do carro e mantenha o motor bem regulado. Com destaque para velas e filtros de ar e de óleo.

- Andar com o ar condicionado ligado pode consumir até 5% a mais de combustível. Só use se for realmente necessário.

- Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral.

- Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo de combustível.

- Em engarrafamentos intensos, com paradas demoradas, desligue o motor.

- Não “estique as marchas”. Mantenha seu motor sempre em baixa rotação. Mude as marchas no tempo certo.

- Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variantes ou muito altas consomem mais combustíveis.

- Pneus baixos ou desalinhados implicam em um gasto muito maior de combustível. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%.

Comissão do Meio Ambiente - AL 2012/2013