Bol_Amb_ANO_04_73: Poluição ambiental
Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente, é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.
A poluição do ar com a queima de combustíveis fósseis, a degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, de sacolas plásticas e de garrafas pet, a poluição sonora, a poluição visual, a radiação nuclear liberada pelas usinas, são apenas alguns dos vilões da saúde humana e da poluição do planeta.
É a degradação do solo, das águas e do ar, o que compromete a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades, ou seja, a humanidade depende da disponibilidade de terra, de água e ar do planeta, e essa difícil conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade tem despertado o mundo para a progressiva redução da poluição ambiental.
A poluição da atmosfera é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e também um dos que mais causa danos à saúde humana. A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e partículas na atmosfera, causando o desequilíbrio dos já existentes.
Os principais poluentes lançados na atmosfera são o monóxido de carbono (produto da queima dos combustíveis), o dióxido de enxofre (produto da combustão do enxofre presente nos combustíveis tóxicos), o monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio (resultantes de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico), chumbo (que costuma ser adicionado à gasolina para aumentar a octanagem), o dióxido de carbono (produto de qualquer matéria orgânica. Embora encontrado naturalmente na atmosfera, quando lançado em excesso provoca desequilíbrios) etc.
A chuva ácida, o efeito estufa, a inversão térmica, a ilha de calor, a destruição da camada de ozônio, são algumas das consequências da poluição do ar atmosférico.
A poluição das águas é a contaminação dos recursos hídricos do planeta, uma verdadeira ameaça à vida. As fontes de água doce, as mais vitais para os seres humanos, são as que mais recebem poluentes. Muitos lugares do planeta correm o risco de ficar definitivamente sem água.
Nas grandes aglomerações urbanas, o problema da poluição das águas atinge proporções catastróficas, onde uma infinidade de fontes poluidoras, tanto na forma de esgotos domésticos como de efluentes industriais, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos são despejados nos rios, lagos e oceanos.
A poluição do lençol freático, que são as águas subterrâneas, com pesticidas usados na agricultura e com o chorume dos lixões é também uma tragédia ecológica, que causa a poluição dos mananciais
"Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente"
Imprima apenas o essencial - prefira as opções frente & verso e branco & preto –
O meio ambiente merece respeito!