Bol_Amb_ANO_04_70a: Água: fonte de vida! (21de Março – dia Mundial da Água)

A água é um líquido incolor e inodoro, uma substância química composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, formando a molécula H2O.
Representa uma das substâncias mais abundantes no nosso planeta sendo essencial para a manutenção de todas as formas de vida conhecidas na Terra.
Pode ser encontrada em três diferentes estados físicos:
• Líquida: Oceanos, lagos e rios.- • Sólida: Gelo. - • Gasosa: Vapor d’água.
A superfície da Terra apresenta-se quase que 70% coberta de água, sendo que menos de 3% dessa quantidade constituem água doce, com a maior parte encontrada em geleiras polares e neves nas montanhas. Assim, resta somente uma quantidade superficial de água doce para as atividades humanas.
Para que seja possível um melhor entendimento, a água da Terra está distribuída da seguinte forma:
• 97,5% da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
• 2,5% da água são doces, e está distribuída assim:
o 29,7% aquíferos; -  68,9% calotas polares; -  0,5% rios e lagos; -  0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água, etc.).
A água na Terra se move, de forma contínua de acordo com um ciclo, conhecido por Ciclo Hidrológico ou Ciclo da Água. E de que forma esse ciclo acontece?
Na natureza, a água está constantemente mudando de estado físico. A água presente na superfície terrestre, ao entrar em contato com o sol, evapora, se transformando em vapor d’água. Esse vapor alcança a atmosfera, onde é acumulado. Ao encontrar camadas frias, o vapor é condensado e forma gotas de água, que aglomeradas criam as nuvens. Após serem criadas, as nuvens ficam pesadas, por causa da quantidade de gotas de água presentes nelas. Assim, elas fazem com que a água volte a Terra no formato de chuva. Uma parte da água da chuva penetra na terra formando lençóis freáticos, outra vai para rios, mares, etc. Esse processo é conhecido por ciclo por não ter início nem fim. Está sempre em rotatividade.
A água é fundamental para a vida de todas as espécies existentes no planeta. Os seres humanos possuem aproximadamente 70% do corpo formado de água! Uma pessoa é capaz de ficar até cerca de cinco minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, mas morre em cinco dias se não ingerir água! Esse é um exemplo da importância que a água tem para a vida.
A água no organismo propicia ao corpo condições favoráveis para o transporte e ação de diversas moléculas indispensáveis à vida. Diariamente, um ser humano adulto perde cerca de 1,5 litro de água:
• 1 litro pela urina; -  200ml pela transpiração; -  100ml pela respiração; -  200 – 300ml pela evacuação.
Por isso sentimos sede, e temos a necessidade de beber água. Ao bebermos água, estamos repondo sais minerais perdidos. Lembrando que o ideal é ingerirmos cerca de um a dois litros de água por dia.
Por ser essencial a vida, a água merece ser cuidada e respeitada. Coisa que ultimamente não tem acontecido muito. As notícias que chegam em relação a poluição da água são cada vez mais alarmantes, e ainda há muito para ser feito em prol da proteção das águas.
• A poluição da água acontece quando suas características são alteradas (físicas, químicas e biológicas).
• A contaminação da água é a introdução, na água, de elementos nocivos à saúde.
Vários são os meios de contaminação da água, tendo como mais importantes e graves:
• Produtos agrícolas (agrotóxicos, inseticidas, herbicidas, etc.). -  Resíduos industriais (produtos químicos, etc.) -  Resíduos domésticos (esgoto, sabões, detergentes, etc.).
Mas muitos ao se depararem com notícias como essas dizem: “mas ainda tem muita água no mundo”, ou “a água não acaba, não tem problema”. Mas, infelizmente, estão enganados. A água é um recurso não renovável, ou seja, não é infinita. A quantidade de água que existe no planeta não aumenta. Ela permanece mais ou menos constante. Mas, a partir do momento em que o ser humano começa a usá-la desenfreadamente, sem tomar as devidas precauções, essa quantidade pode começar a diminuir, até chegar ao dia em que água será racionada, e luxo será beber água em uma garrafinha pet.
Você deve estar pensando agora, “mas o que eu posso fazer, então, para reduzir o desperdício de água?”, ou “de que forma podemos preservar a água?”. Aí vão algumas dicas:
• Feche a torneira enquanto escova os dentes, você poupa cerca de cinco litros de água.
• Conserte as torneiras que estão pingando. Uma torneira gotejando gasta em média 46 litros de água por dia.
• Reduza o consumo na sua casa de água (por exemplo, diminua o tempo do banho).
• Não jogue lixo em qualquer outro local que não seja a lixeira. Mesmo aquele que você joga na rua, chega a um curso d’água.
• Não lave calçadas! Vassouras existem para varrer, e não a água.
• Quando for lavar o carro, utilize baldes e não mangueiras.
• Caso tenha a possibilidade, reuse água. Utilize a água da máquina de lavar para lavar o quintal, a água de chuva para regar as plantas, etc.
• Não lave louça com a torneira aberta.
Parecem dicas bobas, mas se cada pessoa fizer a sua parte, juntos conseguiremos combater a escassez de água! Pense nisso!