IL CaL Lindaura 14062016

Projetos de patrocínios

 

Não obstante a Associação Internacional de Lions Clubes, através da Fundação Internacional de Lions Clubes, ofereça subsídios a vários programas que beneficiam a comunidade, sabe-se que, quando se trata de implementar obras de vulto ou qualquer programa social ou cultural que exijam aporte financeiro, uma grande maioria dos clubes tem optado por agir de forma independente, no que se refere à obtenção de recursos.

Certamente todos nós já ouvimos falar de um clube que tenha trabalhado arduamente para arrecadar fundos por meio de eventos promocionais para realizar seus intentos, assim como, é provável que se tenha conhecimento de outros clubes que idealizaram magníficos projetos para beneficiar a comunidade, mas se inibiram ou pelo desconhecimento de como agir ou pelo grau de dificuldade que o projeto representava ou mesmo porque o projeto não se enquadrava nos patrocínios oferecidos pela LCIF.

Com o advento e propagação do uso da Internet abriu-se um leque muito grande nesta questão de patrocínios e deu para se perceber que existe uma variada e abrangente oferta deles por Empresas Privadas, Órgãos Governamentais ou não que podem muito bem ser aproveitadas pelo Leonismo.

Além de levar ao conhecimento dos companheiros estas outras formas de patrocínios e programas existentes, eventualmente não incluídas naqueles programas subsidiados pela Organização Lions e que, devido à natureza variada de atividades praticadas pelo Leonismo, podem ser mais facilmente obtidas, esta instrução tem o objetivo de alavancar aquelas atividades que contribuem para o atendimento dos compromissos firmados pela Associação Internacional de Lions Clubes junto à ONU.

Segue abaixo algumas entidades que costumam promover seleção de projetos de patrocínios:

1) Dando vida à sua política de investimentos sociais externos, a Energias do Brasil promove todos os anos uma seleção de projetos da sociedade civil que receberão o apoio da empresa no ano seguinte.

2) A Fundação André Maggi que estabeleceu o elo social em sua atuação nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Amazonas e habitualmente abre a Seleção Pública De Projetos , convidando organizações não governamentais, organismos governamentais e organizações da sociedade civil, legalmente constituídos no Brasil, sem finalidades lucrativas, e que atuem no terceiro setor, a participar com projetos que foquem:

3) O Programa Brasil Telecom de Apoio a Projetos Sociais promove iniciativas que busquem o equilíbrio social e a cidadania, potencializando e tornando mais eficientes entidades que já existem. Este programa visa apoiar projetos que resgatem a cidadania de crianças, jovens e adultos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde atua.

4) Fundo Brasil de Direitos Humanos disponibiliza recursos para projetos de organizações da sociedade civil e de indivíduos em todo o país.

5) A Caixa Econômica Federal costuma abrir edital para a seleção de projetos de festivais de teatro e dança.

6) Buscando promover a inclusão digital e a cidadania plena, a IBM Brasil desenvolve importantes projetos sociais voltados à comunidade, nas áreas de educação, cultura, voluntariado, meio ambiente, saúde e apoio a portadores de deficiências.

7) A Fundação Abrinq costumeiramente lança a edição do Prêmio Criança, que identifica, reconhece e incentiva ações em prol da primeira infância - assim como trabalhos realizados com gestantes e parturientes, a fim de proporcionar um começo de vida saudável aos bebês.

8) O Instituto HSBC Solidariedade, braço de sustentabilidade do Grupo HSBC no Brasil costuma abrir seleção para investimento em projetos sociais cujas ações estejam relacionadas aos seus três focos de atuação no Brasil e no mundo: Educação, Meio Ambiente e Comunidade.

9) A Vale do Rio Doce, costuma apoiar iniciativas e projetos que se destacam pela excelência nas seguintes áreas:

10) Os Correios costumam selecionar projetos para receber patrocínio nos segmentos Artes Cênicas (dança ou teatro), Artes Integradas, Humanidades (obra literária, evento literário ou programa de incentivo à leitura), Audiovisual (mostras e festivais de cinema e vídeo) e Música, com realização em qualquer estado brasileiro.

11) O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) costumam convidar para premiação as associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades a apresentarem iniciativas inovadoras em sustentabilidade, mesmo as ONGs e universidades que já tenham apresentado sucesso e que tenham potencial de serem aperfeiçoadas e/ou ganharem escala (reaplicação, expansão ou transferência). Para efeito do prêmio, sustentabilidade é entendida como a busca pela harmonia entre os três pilares: equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica.

12) Países Baixos costumam lançar fundo de apoio a ONG que trabalham com mulheres.

13)  O Instituto Votorantim em 2007 abriu inscrições para a 3ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim, que selecionará projetos que objetivem a fruição, experimentação e vivência de conteúdos culturais pelo público, principalmente pelos jovens entre 15 e 24 anos, em todas as áreas culturais.

14) O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade chega à 10ª edição e promove a atividade artística e cultural de pessoas com mais de 60 anos, estimula a reflexão sobre o envelhecimento e apóia o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade de vida e a integração do idoso na sociedade.

15) O Fundo Viva o Amanhã ("Fundo") é promovido pela Avon Cosméticos Ltda. ("Avon") e tem por objetivo potencializar a transformação da sociedade por meio do exercício de valores femininos.

16) O Santander, visando contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade onde atua, bem como da sociedade como um todo, desenvolveu o programa denominado Parceiros em Ação.

 

Ilha Solteira, 14 de junho de 2016

 

CaL Lindaura de Fátima Cerqueira Assunção

 

Instrução Leonística do CL Luiz Carlos de Oliveira.
Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende - LC-3