I.L. CL Jean 08/03/2016

A ENTRADA DA MULHER NO LIONS

 

            ”A posição da mulher no leonismo às portas do centenário da associação” foi matéria de reflexão no seminário de região 2014/2015 do Lions Clube Internacional do distrito 403 A1 da região 13. O encontro ocorreu no sábado 30 de dezembro de 2014 em Bobo-Dioulasso (Burkina Faso), na presença de vários CCLL vindos de Banfora, Dédougou e Gaoua.            Segundo o presidente de região Hamza Koné, o mandato 2014/15 firmou a mulher no coração do leonismo, o que justificou amplamente a temática do seminário em mudanças no leonismo na África às portas do centenário abrindo uma discussão importante sobre o papel da mulher na associação1.

            Para a senhora Diallo Mariam Tounkara, presidente da região 16 do distrito 403 A1 (Guiné), o Lions é uma associação de homens e mulheres persuadidos de que a boa vontade, a lealdade e a solidariedade podem contribuir para o destino da humanidade. A sua região possui 461 membros, dos quais 184 são mulheres. O PDG Georges Ghandi Faraguet Tounkara disse que por muito tempo a mulher foi descartada do leonismo e somente em 1987 elas foram admitidas na associação, o que explica a importância do tema abordado no seminário2.

            Praticamente em todos os países as mulheres estão presentes no movimento, mesmo entre aqueles países ditos misóginos. Para um tira-teima é só conferir na página https://www.facebook.com/lionsclubsdistrcit351/ onde podem ser vistos vídeos de atividades de clubes do Líbano, Iraque e Jordânia.

            Pode-se dizer que a primeira mulher leão foi Hellen Keller, uma das personalidades marcantes que desempenharam um papel decisivo no espetacular crescimento do leonismo. Nascida em 27 de junho de 1880, aos 18 meses teve uma congestão cerebral que a fez perder a visão e a audição. As dificuldades pelas quais passou para conseguir se fazer entender foram imensas, mas teve a assistência de Anne Sullivan (segundo membro mulher honorária do Lions), uma jovem de 19 anos, professora do instituto para cegos de Boston.

            Em 1925, Hellen foi convidada para a 9a Convenção anual internacional do Lions Club em Cedar Point. O Presidente Internacional Harry A. Newman apresentou Helen e Anne à assembleia. Primeiramente Anne se dirigiu ao público, seguida pela apresentação de cinco músicos cegos (que aprenderam música após a cegueira). Anne tomou a palavra novamente e fez o relato da saga de Hellen até o momento e finalmente Hellen se dirigiu à plateia e seu discurso foi de tal modo tocante que o Lions Internacional tomou a bandeira da visão como sendo um de seus principais objetivos.

            O CL Ben Ruffin propôs que Hellen fosse eleita membro honorário do Lions Internacional (LI). A proposta foi apresentada pelo Presidente Newman e aceita por unanimidade. O dia 30 de junho de 1925 em Cedar Point teve um impacto que pode ser medido em milhões de vidas transformadas graças às ações do leonismo no combate à cegueira3.

            Atualmente, trabalhar para um aumento no número de associadas é um ponto importante nas metas do LI em um mundo que precisa cada vez mais de serviços voluntários. Para ajudar aos clubes, o LI oferece recursos a grupos para:

1. Explorar fatores que envolvem o recrutamento e retenção de mulheres em partes específicas do mundo;

2. Criar estratégias para aumentar o número de mulheres nos clubes;

3. Criar planos de ação para serem implementados por distritos e distritos múltiplos em suas regiões4.

            Para detalhes acesse Lions Regional Women's Workshop Planning Guide.

            Em 1987 as mulheres são aceitas na associação. Isso junta uma nova perspectiva para as atividades e necessidades da comunidade além de novos membros para os projetos, novas ideias, novas perspectivas e mão de obra. Em 2003 cria-se um posto responsável pelo desenvolvimento da mulher no leonismo. Até 2009 eram mais de 275.000 mulheres Leões no mundo (aprox. 21 % do total) e no ano de 2008-2009 62.033 aderiram ao movimento. Tem-se ainda 30.922 clubes mistos e 1.377 clubes femininos. O aumento do número de mulheres tem sido crescente a cada ano, e.g., entre 2001 e 2008, a porcentagem de adesão cresceu de 13,2 para 19,6 % ao ano e um gráfico apresentado por um clube canadense mostra que, enquanto há uma perda gradual de membros ao redor do mundo, o número de mulheres é sempre crescente5.

            Os clubes femininos, ou Lioness Clubs, originariamente eram constituídos somente por mulheres de CCLL e funcionava como um LEO Clube, ou seja, tendo o clube de leões como patrono e patrocinador. Para uma consulta, reporte-se a: Multiple District 105 Lioness Clubs em http://www.lionessclub.org/what_are_lionesses.html ou http://www.lionessclub.org/international_lioness.html

            Atualmente, com a presença da mulher lado a lado com os homens nos clubes, a abertura de clubes de leoas já não é tão comum e muitos países, como o Brasil, não possuem esses clubes.

            Também na liderança há destaque entre Diretoras Internacionais, Presidentes de Conselho, Governadoras de Distrito, Responsáveis no Distrito Múltiplo pelo desenvolvimento feminino, Presidentes Distritais e de clube.

            Algumas pesquisas dizem que a população mundial de mulheres é maior que a de homens enquanto outros dizem o contrário. Embora nasçam mais homens, a taxa de mortalidade masculina é maior manifestando-se desde a gravidez e ao longo de toda a vida. Nos países desenvolvidos (Irlanda, Suécia, Estônia, Letônia e Canadá) a população feminina em 2006 variou entre 50 e 54 %. A distribuição não é a mesma pelos continentes. Nas Américas, Austrália e Centro-sul da África são 100 mulheres para cada 97 homens. Na antiga União Soviética o número de homens cai para 80. No norte da África e grande parte da Ásia a tendência é uma ligeira preponderância de homens enquanto que na península arábica são 120 homens para cada 100 mulheres. O resultado geral é de 101,8 homens para cada 100 mulheres6.

            Tradicionalmente, os homens consagram mais tempo do que as mulheres aos problemas profissionais enquanto que as mulheres consagram mais tempo que os homens aos problemas domésticos, mas atualmente o resultado final é que o tempo total dedicado pelas mulheres à profissão e à casa é maior do que o dos homens. No entanto ressalta-se:

- Ao longo dos anos o nível de educação das meninas progrediu de geração em geração alcançando e depois ultrapassando o dos garotos;

- A distância entre homens e mulheres, no que se refere a colocações no mercado de trabalho está diminuindo;

- Mais mulheres estão adquirindo nível superior e entrando para o mundo acadêmico e adquirindo postos de direção em empresas;

- As mulheres estão cada vez mais presentes nos negócios, finanças, administração assim como venda de serviços;

- As mulheres representam mais da metade da força ativa.

            O Lions Clube de Ilha Solteira possui atualmente 64 sócios ativos dos quais 31 são homens e 33 são mulheres. Dos relatórios mensais de nossas atividades, fica patente o peso que a mulher tem nas atividades de nosso clube contribuindo, na maioria das vezes, com 50 % ou mais das doações anuais feitas pelo clube, fora a mão de obra fornecida (mão-na-massa).

            Por conseguinte, o crescimento de nossa associação passa impreterivelmente pelo crescimento do corpo feminino no Lions5.

            Então, vamos convidar mais uma mulher para o nosso clube?

 

Referências

 

  1. Bassératou KINDO em l’express du Faso

http://www.lexpressdufaso-bf.com/index.php?l_nr=index.php&l_nr_c=aeb764a6a854dd20beb97ec048c4ac14&l_idpa=1682

  1. Mosaiqueguinee.com em http://mosaiqueguinee.com/2014/11/15/lions-club-international-la-place-de-la-femme-au-centre-d-un-debat-a-conakry/
  2. http://lionsauchgascogne.olympe.in/helenkeller.pdf
  3. Lions Clubs International Member Center em: http://members.lionsclubs.org/EN/lions/global-membership-team/gmt-family-women-specialist.php
  4. http://dmu.quebeclions.ca/2009-2010/rendezvous09/femme.pps.
  5. http://oglobo.globo.com/sociedade/existem-mais-homens-que-mulheres-no-mundo-mas-eles-estao-mal-distribuidos-17233192

Jean R. D. Marinho

Lions Clube de Ilha Solteira

08/03/2016