A História do Código de Ética do Leão

O Código de Ética é, sem dúvida, a pedra angular do Leonismo.

A história de sua criação - iniciada por Melvin Jones, o abnegado fundador do movimento Leonístico internacional, diz que os primeiros textos do Código de Ética foram redigidos na memorável primeira Convenção Leonística, de 1917, realizada em Dallas, Texas(USA).

Tudo começou com pesquisas realizadas por Melvin Jones, no sentido de conhecer as idéias de grandes pensadores . Posteriormente, Melvin Jones se deu ao trabalho de consultar alguns dos mais conhecidos códigos, como, por exemplo: Código Napoleônico, Código de Hamurabi, Código Justiniano e os Dez Mandamentos de Moisés.

Acontece que, depois deste incansável trabalho de pesquisa, o fundador do Leonismo chegou à conclusão de que o que fora consultado apresentava aspectos negativos, daí não servir para os seus propósitos. Sua idéia girava em torno de um código sem imposições de ordens e muito menos com preceitos negativos, pois o código deveria estimular a liderança.

Sabe-se, então, que, em obediência a essa idéia, a tarefa de fazer o primeiro esboço do código ficou a cargo do CL G M.CUNNINGHAM, que era na época, secretário do Lions clube de Houston-Texas, que depois veio a ocupar o cargo de Governador do Distrito do Texas.

De posse da minuta do código preparada por Cunninghan, Melvin Jones tomou o cuidado de encaminhá-la a dois Advogados de Oklahoma City, Walter Lybrand e R. E. Kleinschmidt, para análise sob o ponto de vista jurídico.

No ano seguinte (1918), durante a segunda Convenção Leonística, em St. Louis, Missouri, o texto final do código foi analisado por uma comissão constituída especificamente para tal. Essa comissão era composta pelos companheiros J. Hirsh (presidente) e os membros K. H. Warrem - D.F. Hurst - Arlie J. Cripe e H. F.Endsley, que se reuniram por duas sessões e decidiram por aprovar o código e para sua adoção. Os delegados presentes à Convenção concordaram com o parecer da comissão e decidiram pela sua aprovação.

Desde então, 1918, o CÓDIGO DE ÉTICA, com seu texto amplamente conhecido, passou a vigorar como a pedra fundamental do Leonismo, que com os seus ideais elevados, criaram harmoniosa estrutura e eliminaram as fronteiras nacionalistas, culturais, religiosas e econômicas.

FONTE: WE SERVE: A history of The Lions Clubs (PAUL MARTIN)
Apresentada por: CL José Gomes
Data: 31/07/2001