Sejamos Criativos e Inovadores

Segundo alguns autores, criatividade é pensar em algo novo, é ter espírito inventivo. Já inovação, é realizar algo novo, é introduzir novidades. E a maioria dos seres humanos tende à acomodação. E este é um grande risco.

Você pode usar a sua criatividade para melhorar a qualidade de um clube. Ou a qualidade pode ser melhorada como resultado de uma inovação, por exemplo, de um evento. A inovação deve ser implantada em todas as áreas do clube para evitar que uma área que esteja inovando não fique travada por outra que não está. E todo ambiente é propício para a criatividade porque em todo ambiente existem problemas e oportunidades.

O criativo pode ser visto como um chato pelo acomodado, pela pessoa que não aceita desafios. A pessoa criativa sabe que o que vinha funcionando há alguns anos, pode já não funcionar tão bem. Com isso, os associados de Lions Clube têm duas alternativas: ou ficam se queixando porque as coisas já não são tão fáceis como antigamente ou usam a capacidade criativa para descobrir novas respostas, novas soluções e novas idéias.

Os mais criativos são aqueles que conseguem produzir uma grande quantidade de idéias. Isto é fundamental, porque você só vai encontrar uma boa idéia se você produzir muitas idéias. Se forem exeqüíveis ou não, é decidido numa segunda fase do processo criativo, já com interferências e discussões de outros associados. Em vez de perguntar "Por quê?", o idealizador pergunta "Por que não?". A pessoa criativa é movida a objetivos. Com foco no seu objetivo, ela não aceita obstáculos; ou os destrói ou passa por cima. A pessoa criativa não espera pelos outros. Ela faz acontecer. Mas para criar e inovar é necessário acreditar em nosso potencial, conhecendo e gostando do nosso clube.

Um amigo do poeta Olavo Bilac, procurou-o indagando: “Bilac, estou querendo vender o meu sítio. Será que você poderia redigir o anúncio para o jornal?”. “Pois não”, respondeu Bilac. E escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo; ela é cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes na varanda”.

Meses após, o poeta se encontrou com o amigo e perguntou-lhe se já havia vendido o sítio. O amigo respondeu: “Depois que li o seu anúncio, apaixonei-me pelo meu sítio. Não quis mais vendê-lo. Eu não sabia a beleza que possuía”.

Companheiros, vamos abrir os olhos, conhecer e nos apaixonarmos mais pelo nosso Lions, e com criatividade e nosso poder de inovação construirmos um clube mais belo e melhor.

CL Silvio Roberto Markowski Samara
AL 2010/2011

Bibliografia:
SILVA, Antonio Carlos Teixeira da - Jornal Carreira e Sucesso
TERRA, Marcos – Contos que estimulam a inteligência emocional
SIQUEIRA, Jairo – Criatividade e Inovação