I.L. CaL Gláucia F.G. Almeida 11/11/2014

LIONS É COMUNICAÇÃO

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. E no LIONS não poderia ser diferente; será que estamos divulgando nossas atividades de maneira eficiente à nossa comunidade? Da mesma maneira  que o fazemos internamente dentro do nosso movimento através do informes dos clube  Á Lions Internacional?

É aí é que entra em ação  a comissão de  relações públicas que envolvem todas as formas de comunicação - escrita, verbal e não verbal. Isso inclui redigir comunicados à imprensa e distribuir folhetos promocionais. Algumas ações geralmente negligenciadas também são muito importantes, como usar o distintivo de lapela do Lions ao  participar de um evento fora do clube , fazendo com que as pessoas fiquem curiosas e nos pergunte sobre Lions e o que fazemos.

Boas relações públicas (isto é, informar à comunidade que nosso clube construiu o parque, realizou exames de visão ou coletou óculos) ajudarão a aumentar o apoio da comunidade. As relações públicas podem inclusive favorecer as iniciativas de aumento de sócios do seu clube. As pessoas querem pertencer a uma organização bem-sucedida e confiável. Promovendo ativamente nosso clube e suas valiosas atividades, você projetará uma imagem positiva na comunidade e mostrará que vale a pena fazer parte do nosso clube.

Que tal informá-los que os Leões atendem às necessidades de nossas comunidades locais e em todo o mundo. Nossos 1,6 milhão de sócios que fazem serviços comunitários em 209 países e regiões geográficas são muito diferentes em diversos aspectos, mas todos nós acreditamos no mesmo ideal: a comunidade é o que fazemos dela.

Ao entrar para o Lions, eles passarão  a integrar uma rede global de serviços. Então, ao mesmo tempo em que está realizando serviços comunitários locais, eles poderão também contribuir com os esforços voluntários do Lions ao redor do mundo.

Muitas pessoas acham que o Lions é uma entidade fechada, que preferia ficar oculta em relação ao bem que fazia".

Este desconhecimento da verdadeira imagem do Lions, infelizmente é uma realidade. Isso é o que apontam várias pesquisas diante dos resultados apresentados. Caso não venha a ser feito trabalho bem estruturado, a noção de Clube de Serviço ficará cada vez mais incompreendida e se um dia desaparecer será, sem dúvida, por culpa exclusiva dessa não divulgação. O futuro do Lions está intimamente vinculado ao trabalho de divulgação da sua verdadeira imagem.

Há algumas considerações a serem feitas para que se possa programar a real imagem do Lions. O que efetivamente precisa ser feito é que se rompa o mistério do silêncio no campo das comunicações que, sem dúvida, prejudica a transparência da verdadeira imagem do leonismo.

Por isso, acredita-se que um boletim de Lions e de outros clubes de serviços, de entidades, devem ser elaborados e realmente circularem, não só dentro de seus próprios ambientes, mas que devem ser distribuídos na comunidade, enviados para autoridades, jornalistas profissionais, emissoras de TVs, numa maneira de mostrar para um universo de pessoas cada vez maior.

Instituição plenamente sintonizada com o seu tempo, o Lions há muito tempo compreendeu a importância de utilizar os recursos da comunicação, seja como meio de fixar uma imagem positiva junto às comunidades de todo o distrito, seja objetivando a expansão de seus serviços e a conquista de novos associados. Realmente, o Lions não poderia ignorar a verdadeira revolução social, cultural e econômica que o desenvolvimento da tecnologia das comunicações tem determinado, mudando o comportamento dos indivíduos.

O PDG Wilson Citro sempre dizia que o Lions deveria fazer igual as galinhas que após deixarem o ninho depois de depositar ali seu ovos: “Cacarejar sempre”, ou seja: Anunciar sempre nossas atividades à comunidade...

Ou será que nos conformamos apenas em ler a revista de Lions Sudeste e nosso boletim interno.? Após a leitura destes qual será o destino que cada associado dá este material?

 

Creio que uma das maneiras que se tem da comunidade ficar realmente informada sobre o que realmente é Lions e as atividades desenvolvidas são após a leitura destas literaturas seria distribui-los em associações,           consultórios, clinicas, etc... Até porque nestes locais circulam pessoas com colaboram com patrocínios em nossas promoções, bem como; há pessoas com grande potencial em integrar nosso movimento.

A verdade é que ninguém "compra" um produto que não conhece e que não sabe para que serve.

A comunicação no Lions é tão importante que o PPI 2008-2009, colocou em prática a renovação da marca Lions renovando o emblema do Lions adotado na convenção de 1919, dando maior legibilidade, ornamentação simplificada e letras e proporções modernizadas, este novo logo veio atender os requisitos técnicos para excelente reprodução impressa, eletrônica e de suprimentos, mantendo as virtudes da marca famosa.

Hoje, em todo o mundo os Leões são reconhecidos pelo emblema que consiste de um “L” maiúsculo de cor dourada sobre um fundo circular de cor azul. Ao redor do círculo está uma área de cor dourada com o perfil de dois leões olhando em direções opostas. A palavra “Lions” está na parte superior e “International” na parte de baixo. Os leões olham tanto para o passado como para o futuro – mostrando o orgulho pela herança do passado e confiança no futuro. Cada associado deve usar o emblema com orgulho.

Finalmente, é necessário conscientizar de que é preciso produzir, na açãoleonística de todos os dias, fatos e acontecimentos de interesse público, que realmente mereçam espaço nos jornais e emissoras.

Se atentarmos para este conjunto de fatores, certamente irá se obter ainda maior apoio dos meios de comunicação. Assim poder-se-á explicar melhor, ao público externo, o que é Lions, quem são e o que estão fazendo os leões.

E, na medida em que houver êxito neste esforço de levar informações aos não leões, estará se atingindo um outro resultado, também muito importante, que será o de manter informados os próprios leões, muitos dos quais, lamentavelmente, precisam de um marketing interno, marketing este que só será conseguido através de instruções leonísticas e leituras de revistas e boletins leonísticos.

Um dos principais motivos do "esvaziamento" no quadro social dos clubes, com certeza, é a falta de divulgação dos verdadeiros objetivos de Lions e guardar os eventos sociais realizados em suas comunidades como se fossem "um segredo" do clube e que não deva ser "contado" para ninguém.

“VISITE o site: http://www.lionsclubs.org/PO/about-lions/index.php, e você se surpreenderá o conhecimento adquirido sobre o movimento Leonístico.” Tente fazer isto pelo menos 2  (duas) por semana durante 1(um) ano e voce se surpreenderá com o conhecimento sobre Lions adquirido neste período.

Lions Clube de Ilha Solteira –SP – DMLC-08  - CaL. Gláucia F.Garrido Almeida.